Dona de Casa

Dona de Casa

 Quem acabou de se casar ou vai morar sozinho pela primeira vez irá se deparar com tarefas domésticas que vão desde o preparo de uma comida saborosa até a lavagem de roupas e uma boa faxina. E não tem jeito: se você não quer passar fome nem viver em meio à bagunça, é preciso arregaçar as mangas! No entanto, a falta de experiência pode fazer com que a dona de casa de primeira viagem fique sem saber por onde começar.

 

Para ajudar você nessa tarefa, ouvimos as orientações de duas especialistas do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, assim como de uma analista da Intermediações Humaitá, empresa que faz seleção de empregadas domésticas. Confira as dicas!


Feijão com arroz: prato fácil e prático
 

Que a dupla dinâmica faz parte da dieta diária da população brasileira, todos sabem. E de acordo com a coordenadora de gastronomia do Centro Universitário Senac –Campos do Jordão, Claudia Moraes, seu preparo não tem mistério.
 

 


Feijão

– Escolha um grão graúdo e de safra nova. Elimine os quebrados ou sujos, lave e deixe de molho por uma hora.
– Coloque para cozinhar em panela de pressão na mesma água em que os grãos ficaram de molho. Use uma medida e meia de água para cada medida de grãos. Ou seja, para uma xícara de feijão, coloque uma e meia de água.
– Após a pressão, deixe cozinhar por 45 minutos.
– Em uma panela, coloque 1 colher de sopa de óleo e adicione um sachê de Knorr Meu Feijão. Aqueça em fogo baixo, refogando por 30 segundos, e adicione o feijão. Deixe ferver por 3 minutos e sirva em seguida!


Arroz

– Em uma panela, aqueça 1 colher de sopa de óleo e refogue uma xícara de arroz.
- Acrescente 1 sachê de Knorr Meu Arroz e mexa bem por dois minutos.
- Adicione 2 xícaras de água fervente e cozinhe em fogo médio, com a panela parcialmente tampada, por 10 minutos. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 5 minutos, ou até secar o líquido.
- Reserve por 5 minutos e pronto!
 

Lavar roupa sem sustos


Peças coloridas podem ser misturadas com brancas ou claras? Como tirar manchinhas que insistem em permanecer na sua blusa? Acompanhe a seguir um passo a passo de como lavar roupas, elaborado por Ana Carolina Pisciotta de Barros, professora do Centro Universitário Senac – Campus Campos do Jordão.

 


– Antes de lavar, faça uma triagem das peças, separando-as por tipo de tecido, quantidade de sujeira e cor. Algodão, tecidos sintéticos – como poliamida e microfibra – e artificiais – viscose e acetato – devem ser lavados à parte, para não formarem bolinhas. Não misture roupas coloridas com brancas, para não manchar.

– Remova eventuais manchas antes da lavagem. Quanto mais rapidamente você lavar, melhor o resultado. Ou então conte com a ajuda de OMO Líquido Super Concentrado, que reúne o poder da limpeza com a força do tira-manchas.

– Leia a etiqueta da roupa e o manual da máquina, pois existem processos diferentes para cada utilização.

– Não se esqueça de respeitar o limite de água para a quantidade de roupa a ser lavada. Ou seja, nada de lavar quilos de roupa com pouca água.
 

Passar roupa sem esforço


Há formas de tornar a tarefa menos cansativa, afirma Eva Galvão, analista de seleção da Intermediações Humaitá.

– Separe as peças por tipos de tecidos e funcionalidades. Não passe itens de mesa com roupa de cama, mais delicados.

– Coloque a temperatura do ferro de acordo com o tipo de tecido. "Os finos e nobres (seda, cetim e renda, por exemplo) devem ser passados em temperatura bem baixa. Já calças jeans aguentam temperaturas mais elevadas", afirma.

– Antes de passar, estique bem a roupa. Isso impede a formação de rugas na peça.


Varrer a casa


Parece uma tarefa simples, mas pode dar uma canseira. “Algumas dicas ajudam a limpar a casa sem espalhar poeira por todos os cantos”, explica Eva.

– Comece sempre pelo final da casa em direção à porta principal. Caso tenha corrente de ar na casa, feche as janelas antes de iniciar a varredura.

– Umedeça um pouco as pontas da vassoura. Isso evita levantar poeira e que fungos e bactérias se espalhem pelo ar da casa.

– Em vez de descartar o lixo após varrer cada cômodo, junte a sujeira. Após passar por todos os ambientes, finalize aplicando um produto antibactericida no chão.

 

 

 

É difícil achar alguém que goste de fazer faxina. A maioria das pessoas encara os afazeres domésticos como um mal necessário. Mas o pó precisa ser retirado dos móveis, o chão deve ser limpo e a casa, organizada. Veja, a seguir, algumas dicas que vão ajudar a otimizar o tempo gasto com a limpeza dos cômodos e a diminuir o sofrimento daqueles que se arrepiam só em ouvir a palavra faxina. 

 

Para ajudar, a personal organizer (consultora de organização) Ana Afonso, do blog Ana Afonso Organizer, aconselha a dividir a casa em setores. A partir daí, ela recomenda o seguinte:

 

No banheiro

  • Não deixe acumular espuma de sabonete e outros resíduos nas portas e paredes do box. Habitue-se a limpá-lo após o banho;
  • Tenha sempre uma esponja ou pano de limpeza nesse cômodo. Passe um produto multiuso na pia e no vaso sanitário para remover manchas e evitar o aparecimento de mofo.
  • Utilize uma escova pequena – pode ser uma escova de dentes velha – para remover resíduos na base das torneiras e dos registros. Use um pouco de bicarbonato de sódio para facilitar o processo.

 

Na cozinha

  • Varra o chão antes de lavar ou passar um pano.
  • Utilize produtos de limpeza em quantidade adequada e sem fazer misturas.
  • Vinagre é um poderoso agente desengordurante. Use-o para limpar as peças do fogão, azulejos e vidros.
  • Substitua as esponjas com frequência.

 

Na sala

  • Aplique lustra-móveis em cômodas, rack e demais armários ou estantes de madeira. Ele evita que o pó se acumule e facilita a remoção da sujeira com o auxílio de uma flanela seca.
  • Você também pode utilizar o produto para finalizar a limpeza externa em geladeiras e máquinas de lavar, pois ele impede que respingos de água se fixem nas peças.

 

Nos quartos

  • Evite deixar as janelas abertas ao longo do dia. O pó e a poluição acabam sujando o piso e móveis. Abra somente para deixar circular o ar da casa.
  • Arrume a cama logo que acordar.

 

Mofo

  • Coloque pedaços de giz escolar ou um recipiente com bicarbonato de sódio dentro dos armários. Isso evita o aparecimento de mofo.
  • Para remover mofo de paredes, faça uma solução de água sanitária com água (na proporção de meio copo para 2 litros de água) e esfregue com uma esponja no local. Passe um pano molhado para remover o resíduo e deixe secar.

 

Lavar a roupa

  • Você pode utilizar , que deixará suas roupas limpas com menos esforço. Com ele, não é preciso deixar as roupas de molho nem usar outro produto na lavagem, porque combina a ação de detergente em pó com a de tira-manchas. É só adicionar a quantidade equivalente a uma tampinha do produto à roupa na máquina, que faz o resto. Essa poderosa tampinha rende a lavagem e a remoção de manchas perfeitas de uma máquina de até 6 quilas de roupas! OMO líquido Super ConcentradoOMO líquido Super Concentrado

Convoque também seus filhos na hora da faxina. “As crianças podem ajudar a arrumar a cama, recolher o lixo do banheiro ou até mesmo retirar a roupa do varal”, sugere a consultora de organização. E que tal colocar uma música animada na hora dos afazeres domésticos? Espante a preguiça, siga as dicas e realize essa tarefa em menos tempo e com mais disposição.
 

Foto: Niels Andreas Glogowski