Micoses de Pele

Micoses de Pele

Micose de pele

 
 
micose  de pele é um tipo de doença causada por fungos que gera coceira, vermelhidão e descamação. Ela pode atingir qualquer local no corpo, sendo mais comummente diagnosticadano verão, pois o calor e o suor favorecem a multiplicação dos fungos que habitam na pele causando a infecção.

Existem muitas subdivisões das micoses de pele, algumas são as frieiras, peladas,onicomicose ou intertrigo, os nomes variam de acordo com a região afetada. Seu diagnóstico é feito pelo dermatologista e o tratamento consiste na higiene local e no uso de pomadas anti-fúngicas.

Alguns tratamentos podem ser prolongados e durar mais de 2 meses, mas é importante não abandonar o tratamento antes do aval do médico, pois é normal que os sintomas desapareçam antes da completa remissão da doença, fazendo com que o fungo torne-se ainda mais forte, dificultando sua cura.

Para evitar as micoses de pele, deve-se manter a pele limpa e devidamente seca, evitando sapatos fechados e roupas muito quentes e apertadas em dias de muito calor.

 

 

Como identificar e cuidar da micose?

 

Para identificar a micose na pele deve-se observar a área muito atentamente. As características da micose são uma lesão na pele com bordas bem definidas, que coçam e que frequentemente descamam. Para tratá-la recomenda-se o uso de uma pomada antifúngica como a Fluconazol, Itraconazol ou a Terbinafina, por exemplo, sob orientação médica.

O tratamento da micose dura em média 45 dias e não deve ser abandonado logo após o desaparecimento dos sintomas, pois isto não significa que o fungo foi completamente eliminado.

Para evitar novas contaminações recomenda-se evitar ficar descalso ou sentar-se diretamente em locais públicos úmidos como vestiários de escolas, clubes e piscinas, e não compartilhar toalhas e outros objetos pessoais. Ter a pele sempre seca e bem hidratada são também algumas orientações para quem não quer se contaminar com a micose.

 

Micose de praia

 

O que é:

Micose de praia ou pano branco é o tipo mais comum de micose superficial. A doença é causada pelo fungo Malassezia furfur e caracteriza-se pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas na pele alguns dias após um dia de praia. As manchas geralmente aparecem no pescoço, tronco ou braço, e se não houver tratamento necessário podem se espalhar por todo o corpo.

 

Sintomas da Micose de praia

  • Manchas claras de diversos tamanhos na pele,
  • Descamação fina da pele;
  • Pode haver coceira e sensação de formigamento.

 

Diagnóstico da Micose de Praia

Geralmente o médico reconhece a micose de praia sem nenhum exame especifico, uma vez que as manchas são características.

 

Tratamento para Micose de Praia

O tratamento utiliza medicamentos via oral como o Fluconazol, ou antifúngicos aplicados no local como pomadas, loções ou sprays, dependendo do grau de comprometimento da pele.

É possível a micose de praia voltar logo após o tratamento, nesse caso procure o dermatologista para um tratamento específico.

 

 

Remédios para micose

 

Um remédio para micose muito utilizado é o Vodol ( Nitrato de Miconazol) do laboratório União Química. Ele deve ser aplicado diariamente sobre a área afetada, sendo indicado especialmente para a micose de pele, micose entre os dedos, conhecida popularmente como frieira e em caso de onicomicose.

O tempo de utilização desta pomada é de 2 semanas quando trata-se de micose de pele e de 4 semanas quando trata-se de uma micose nos pés, para evitar a recorrência da doença. Seu uso só não está indicado caso o indivíduo seja alérgico a algum dos componentes da fórmula.

Para acelerar a recuperação o uso de remédios caseiros como o cravo da índia e lavar o local afetado com um chá preparado com folhas de mandioca é indicado.

A micose deve ser diagnosticada por um dermatologista e cabe a ele decidir qual será a abordagem terapêutica. É importante ressaltar que nenhum remédio caseiro deve ser utilizado exclusivamente para tratar qualquer tipo de micose.

 

 

Remédio caseiro para micose de unha

 

O alho é um ótimo remédio caseiro para tratar amicose de unha.

Ingredientes

  • 1 dente de alho
  • 1 vidro de clorexidina (Mertiolate)

 

Modo de preparo

Coloque o dente de alho dentro do vidro de clorexidina (Mertiolate) e passe a mistura 3 vezes ao dua nas unha infectadas durante 1 mês.

O mertiolate e o alho complementam-se e combatem o fungo causador da micose em pouco tempo, fazendo que as unhas tornem-se mais fortes. Quando a micose de unha não é devidamente tratada a unha pode tornar-se esbranquiçadas e quebradiças, causando um quadro de infecção.

Nos casos mais graves, há indicação para a toma de medicamentos anti-fúngicos, mas no geral este remédio caseiro consegue tratar e eliminar a micose em poucos dias.